..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vamos Dançar Quadrilha!!(Todos os passos da quadrilha)




Travessê de damas
Cavalheiros tomam as damas e andam de mãos dadas até o centro do salão, encontrando-se com a fila da frente.

Anarriê
Os pares, ainda de mãos dadas, voltam em marcha-a-ré até o ponto em que estavam e se separam, ficando cavalheiros em frente às damas.

Travessê de cavalheiros
As damas ficam paradas e os cavalheiros atravessam o salão, parando em frente à dama do outro par, cujo cavalheiro faz também o mesmo.

Travessê de damas
Com balanceio ao centro. Os cavalheiros ficam parados e as damas seguem até o centro do salão. Ao se encontrarem com as damas dos pares da frente, dão-se os braços, fazem duas meias-voltas, indo depois para seus lugares.

Travessê geral
As duas filas atravessam o salão ao mesmo tempo, cruzando-se no centro pela direita. Ao chegarem aos lugares voltam a ficar de frente para o par.
Balancê com o par do vis a vis
Seguem somente os cavalheiros e ao se encontrarem com as damas, vão entrelaçando o braço direito no braço direito da dama. Dão duas voltinhas e retornam a seus lugares, ficando de frente para o par.
Balancê com seus pares
Cavalheiro de frente para sua dama. Ambos fazem o balanceio, sem sair do lugar.

Otreofá
Outra vez.

►Grande chène
A dama dá a mão ao cavalheiro e este a mão esquerda à direita de outra dama e passam a trocar de mãos até que voltam a encontrar seus pares.

Granmuliné
Os pares ficam à vontade, fazendo brincadeiras e algazarras.

Sangé
Os cavalheiros rodam as damas pela sua esquerda, passando-as para trás e a cada sinal do marcador, largam as mãos das mesmas e vão pegar as da sua frente até chegarem aos pares certos.

►Preparar o caranchê
Todos param de marchar. As damas de frente para os cavalheiros, que pegam na mão direita dela, usando também a mão direita.
►Grande chène creché ou garranché
A dama dá a mão ao cavalheiro e este a mão esquerda à direita de outra dama e passam a trocar de mãos e de dama até que voltam a encontrar seus pares.

►Beija-flor
Os pares seguem até o meio da sala, as damas estendem a mão direita para o cavalheiro beijar.

►Cortesia
Os cavalheiros dão um passo para trás sem largar a mão da dama, ficando semi-ajoelhados. As damas dão duas voltinhas pela esquerda, os cavalheiros levantam-se e aguardam o próximo passo.

Anarriê
De costas, todos voltam aos seus lugares.

►Engenho novo
As duas filas se aproximam no meio do salão e separadas em grupos de dois pares, executam vários passos: as damas dão as mãos, segurando-se na altura do antebraço. Os cavalheiros seguram os punhos das respectivas damas. Os casais pares rodam para a direita e os ímpares para a esquerda.

►Cruz de malta
Os casais ímpares continuam rodando e os números pares vão-se infiltrando na roda, segurando-se nos punhos e formando rodas maiores. Os cavalheiros seguram nas mãos dos cavalheiros e as damas seguram nas mãos das damas, formando outro braço da cruz. Continuam rodando ao ritmo da música.
►Passeio
Os pares desfazem as rodas e as damas dão seu braço esquerdo para o par. Saem passeando, dois a dois, um par atrás do outro, até o centro da sala.

►Damas à direita
Cavalheiros à esquerda. Os pares fazem uma curva larga e quando voltam a se encontrar, dão-se os braços, fazendo um balanceio no meio do salão.

►Passeio dos namorados
O par guia sai com sua dama pela direita, o par seguinte sai pela esquerda e os demais vão imitando. Quando se encontram novamente, formam uma única fila, depois uma roda no meio da sala.

►Caminho da roça
Damas na frente, cavalheiros atrás, percorrem todo o salão, voltando aos seus lugares.

►Aí vem chuva
Todos fazem meia volta, marchando em sentido contrário.

►É mentira
Nova meia volta. Continuam marchando em roda.

Cestinha de flores
As damas levantam os braços, passando-os por cima dos ombros com a palma das mãos para cima. Os cavalheiros que estão atrás seguram as mãos da dama e continuam a marchar.

►A ponte caiu
Os cavalheiros sem largar as mãos das damas, fazem meia-volta e seguem a marcha na frente das damas.

►Ponte nova
Todos fazem meia volta pela direita e sem largar as mãos das damas, continuam a marchar.

►Caminho da roça outra vez
As damas seguem na frente e os cavalheiros atrás, formando a roda.

►Damas ao centro
Damas formam uma roda e cavalheiros outra, por fora. Rodam todos no mesmo sentido, para a esquerda.

►Arco-íris
Damas passam a rodar para a direita, ficando as duas filas rodando em sentido contrário.

►Damas em roda
Os cavalheiros entram para dentro da roda sem largarem as mãos. Damas fazem a roda por fora e todos começam a rodar pela esquerda, procurando seus pares.

►Caminho da roça
Repete-se o passo já conhecido.

►Olha o túnel
O par guia dá as mãos, levanta-as à altura dos ombros. O par próximo ao guia passa por baixo, e coloca-se ao lado, na mesma posição. Todos os demais pares fazem o mesmo.

►Caracol
Os pares fazem fila indiana e a dama do par guia começa a marcha em direção ao centro do salão. Quando o caracol estiver bem unido, todos esperam a ordem do marcador.


 Fonte:Site:"Jangada Brasil"
(Baseado em texto de GONZAGA, Lula. Quadrilhas. In Ciclo junino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário