..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Folclore

Folclore é tudo que simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como conhecimento passado de geração em geração, por meio de lendas, canções, mitos, hábitos. Para conhecermos a história de um povo, de um país ou de uma região do país é importante que conheçamos a sua cultura, suas tradições, ou seja o seu folclore. O folclore é também uma forma de manifestação cultural dos povos.
Fazem parte do nosso folclore as canções de ninar que são passadas de pais para filhos, cantigas de roda, brincadeiras, jogos, lendas e mitos, superstições, artes. Além disso, as danças típicas das regiões e as festas típicas como a Festa do Boi (do Boi-bumbá ou Bumba-meu-boi que recebe outros nomes dependendo do estado) as festas juninas, Carnaval, o Maracatu entre outras são todas manifestações do nosso folclore.
Os utensílios usados por nossos antepassados (brancos, negros e índios) para caça, pesca , artesanato e outros, tudo faz parte do folclore. O Brasil é um país muito grande, por isso cada região do país tem sua tradição folclórica. Algumas vezes o que muda é o nome de uma determinada festa, lenda ou outra tradição, outras vezes uma festa é mais tradicional em uma região do que em outra, assim como comida, música e danças.

PS. O autor Monteiro Lobato por meio das suas obras ajudou a propagar lendas e mitos do Brasil.

Algumas brincadeiras



  • Anel (passar o anel)
    • Os participantes ficam sentados, um ao lado do outro, de mãos postas. Um deles, selecionado antes, põe suas mãos juntas e fechadas ao comprido (onde há um anel) dentro das mãos postas de todos os participantes. Numa delas, deixa o anel, sem que ninguém perceba. Aí pergunta a um dos participantes: "com quem está o anel?" Se a pessoa responder certo, toma o lugar de quem passou o anel. Se responder errado, quem está com o anel é quem vai passá-lo.
  • Barra manteiga
    • Duas turmas, colocam-se em lados, frente a frente. O chefe de um grupo passa a bater nas costas das mãos dos contrários, até que, de repente, bate na palma de um e sai correndo, perseguido com a sua turma pela turma contrária. Quem for pego passa a ser prisioneiro. conforma uma turma vai perdendo participantes, vai também perdendo na disputa
    • Um participante fica na frente, de costas para os outros, enquanto vai falando alto: -"Batatinha frita, um... dois...três." e vira-se de repente. Enquanto está de costas os outros participantes dão passos para a frente. Quem for visto, enquanto se movimenta, pelo o que está contando, volta ao lugar de início. O que chegar primeiro, passa a comandar para que a brincadeira continue.
    • Uma pessoa é posta em julgamento. todos que estão em roda são convidados a opinar sobre ela. Um animador ouve de todos a opinião sobre quem está na berlinda e passa para ela. Quando vai passando as opiniões dizendo: "Você está na berlinda porque..." quem está na berlinda escolhe uma das opiniões. Quem deu a opinião escolhida irá para a berlinda e a brincadeira continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário