..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Parlendas para baixar

 


O interessante do folclore é a riqueza, a diversidade cultural. 
As músicas, contos, parlendas, trava línguas, todos esses são materiais riquíssimos para trabalhar em sala de aula.
E a culinária então!
Claro que algumas histórias são de assustar, como a da "Velha Pisadeira", quando escutei me arrepiei, e ainda por cima estava contando para os meus filhos, depois falei que era mentira e que não existia, e garanti a oração no fim do dia (risos).

Vou fazer um breve relato para vocês:

" A velha pisadeira é uma mulher descabelada e desdentada, com os pés redondos e sempre de chinelos fica no telhado das casas a espreita e esperando agente dormir, quando comemos antes de deitar ela fica atenta e espera a oportunidade de agente pegar no sono, então ela fica pisando na nossa barriga provocando fortes dores e falta de ar. Se ainda não bastasse agente ainda tem por conta disso forte pesadelos." 

Aff, isso é de acabar com o sono da criança mesmo, mas, acredito que toda lenda tem um sentido lógico, devido ao fato de se evitar comer antes de dormir para não ficar com estomago pesado e ter uma noite mal dormida, por isso a invenção desse conto horrendo. Tanto é que quando temos um bebê espera-se o seu arroto para poder colocá-lo para dormir.
Tambem tem outra história que acho engraçada, é que não se deve misturar leite com manga que dá dores na barriga. Descobrir que essa história foi inventada na época dos donos dos engenhos, como o Brasil é um país tropical e na maioria dos lugares tem pé de manga ou se preferirem, mangueira, os donos dos engenhos e seus "feitores" diziam aos escravos que não se podia misturar a manga com o leite pois causava dores, mas na verdade se falava isso para que eles comecem um ou outro.

Deixando um pouco de lado os contos e mitos folclóricos, vamos ao que realmente vim deixar para vocês, PARLENDAS, isso mesmo, um link para vocês baixarem 70 parlendas em áudio.


Aqui são 70 parlendas em audio para baixar.



http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário