..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

sábado, 12 de novembro de 2011

USO DO HÍFEN



Sabemos que a nova reforma ortográfica começou a vigorar desde o dia 1º de janeiro de janeiro de 2009. Com ela, várias mudanças chegaram e tornaram um pouco diferente o modo de grafarmos determinadas palavras. Mas acredite: o modo como as pronunciamos continuou sendo o mesmo. Lembra-se de algumas palavrinhas, tais como: “cinquenta, linguiça”, entre outras? Pois bem, somente o trema não existe mais, mas continuam sendo pronunciadas da mesma forma.
Neste nosso encontro vamos falar um pouquinho sobre o hífen – este tracinho bastante conhecido e que recebeu diversas transformações. Quer então conhecê-las, a fim de se adequar o quanto antes às novas regras? Dessa forma, para que você não fique tão desanimado (a), vamos procurar aprender de uma forma bem divertida, sim?
Ora, você não precisa ser um super-herói ou uma super-heroína para aprender tudo rapidinho. Viu só? Super-herói é uma palavra que possui um prefixo e outra palavra que o segue iniciada por “h”. Além dela existem outras, tais como: Super-homem, mini-hotel, anti-higiênico, anti-herói, sobre-humano, entre outras.
Você já pensou em se tornar um (a) bom (a) motorista? Espere aí, para isso terá de se matricular em uma autoescola. Ei! Autoescola agora se escreve junto? Sim, todas as palavras nas quais o prefixo terminar em vogal (auto) e a segunda palavra iniciar com uma vogal diferente (escola), elas ficarão juntinhas. Perceba como antes eram grafadas e como ficaram agora:


AntesAgora
Auto-aprendizagemAutoaprendizagem
Auto-estimaAutoestima
Semi-abertoSemiaberto
Semi-analfabetoSemianalfabeto
<><>


A propósito, você gosta de pipoca de micro-ondas? Pois bem, vamos prepará-la no micro-ondas, grafado com hífen, é claro. Depois da nova reforma ortográfica, as palavras nas quais o prefixo terminar com uma vogal (micro) e a segunda palavrinha iniciar com a mesma vogal (ondas) não poderão permanecer mais juntas. Vamos ver mais uns exemplos? 

AntesAgora
AntiinflamatórioAnti-inflamatório
MicroônibusMicro-ônibus
MicroorganismoMicro-organismo

Mas atenção: 
* Essa regra não é aplicável aos prefixos “-co”, “-pro” e “-re”, como é o caso de:
coordenar – coobrigar, reeditar, cooperação, etc.
Sendo assim, procure cooperar com nossa querida língua portuguesa, aprendendo tudo direitinho.
Sabe aquele esconderijo ultrassecreto? Parece que você estranhou a presença dos dois “ss”, não é verdade? Sim, ultrassecreto e as demais palavras em que a segunda delas se inicia com “r” ou “s”, têm essas duas consoantes duplicadas e elas permanecem juntinhas, juntinhas. Vamos ver alguns exemplos?

AntesAgora
Ante-salaAntessala
Anti-socialAntissocial
Anti-racismoAntirracismo
Auto-retratoAutorretrato

Não precisamos ficar voando, que nem o bem-te-vi, achando tudo isso muito difícil, ok? Ah! É claro que você percebeu que bem-te-vi possui o hífen, não é verdade? Sim, ele permanece em todas as palavras compostas que nomeiam animais, plantas, frutos, flores, raízes e sementes. Vamos conhecer algumas?
O hífen foi um dos elementos que mais apresentou variações no Novo Acordo Ortográfico
O hífen foi um dos elementos que mais apresentou variações no Novo Acordo Ortográfico

couve-flor – erva-doce – pimenta-do-reino – mico-leão-dourado, cravo-da-índia, etc.
Alguma vez você já saltou de paraquedas? E como essa palavrinha era escrita você também se lembra? Pois bem, longe de ser mandona, mas gostaria que você se lembrasse de que mandachuva e paraquedas mandaram o hífen dar um passeiozinho.
Antes elas eram grafadas assim: manda-chuva e pára-quedas.
Você se considera um superamigo? Então mostre que é um superamigo de nosso idioma aprendendo que as palavras nas quais o primeiro elemento (super) termina com consoante e a segunda palavra inicia com uma consoante diferente ou com uma vogal (amigo), nada de usar o hífen, entendeu? Vamos ver algumas palavrinhas:
superamigo – superinteressante – hiperacidez – hipermercado – interestadual – subemprego – superpopulação, etc.
Tudo que aprendemos até aqui faz com que você se sinta um recém-aprendiz de tantas regras, concorda? Assim sendo, palavras com os seguintes prefixos: recém, além, aquém, ex, pós, pré ou vice são grafadas com hífen, por isso vejamos algumas delas:
ex-aluno – pós-graduação – vice-diretor – pré-histórico – recém-nascido – além-mar – aquém-mar...
Você conhece a palavra tupi-guarani, certo? Pois bem, saiba que todas aquelas que nas quais o prefixo é originário dessa língua (tupi-guarani) são grafadas com hífen. Vamos constatar alguns exemplos?
capim-açu – amoré-guaçu – cajá-mirim – jacaré-açu, entre outras.
Aqui vai uma perguntinha: você se mostra um super-romântico nas suas conquistas? Se sim, saiba que super-romântico e as demais palavras nas quais o prefixo termina com uma consoante e a segunda palavra inicia com uma consoante igual permanecem grafadas com o hífen. Então não fique super-resistente a este aprendizado e confira alguns exemplos:
super-requintado – super-racista – sub-bibliotecário – inter-regional...
Sabe quando, às vezes, acordamos com aquele mau humor? Com certeza haverá alguém que nos chame de mal-humorado, não é verdade? Ora, não ligue, fale para esta pessoa que você está por dentro das novas regras, pois nos casos em que o advérbio de modo “mal” estiver presente e a palavra depois dele iniciar com vogal ou com o “h”, as palavras serão grafadas com o hífen. Entre elas podemos destacar:
mal-educado – mal-humorado – mal-habitado – mal-escovado...
Agora, preste atenção a um detalhe importante: por que maldormido e malvestido não são grafados com o hífen? Simplesmente porque o segundo elemento inicia com outra consoante, e não com o “h”, ok?
Se você é de Porto Alegre, você é um... Claro que você acertou, pois você é um porto-alegrense. Assim como todas aquelas pessoas:
belo-horizontinas – rio-grandenses-do-norte, entre outras.
Este exemplo foi somente para você perceber que nas palavras compostas derivadas de nomes próprios e de lugares o hífen sempre estará presente.
Percebeu como não foi assim tão complicado? Sim, agora você já está por dentro das novas mudanças, pronto (a) para utilizá-las sempre que necessário for.

FONTE: ESCOLA KIDS



Nenhum comentário:

Postar um comentário