..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

domingo, 18 de dezembro de 2011

O QUE FAZER NAS FÉRIAS?


Nessa época de férias, costumo ver muitas mães comentando da dificuldade de entreter os pequenos em casa, de distrai-los nesse período longe da escola. Como eu sempre curto bastante os períodos de férias das minhas mais velhas – a pequenina não vai para a escola ainda, mas mesmo assim curte à beça os tempos de folga, porque tem as irmãs em casa o tempo todo, e como ela adora! – , resolvi contar aqui de quatro atitudes que eu acho que ajudam bastante a relaxar e se divertir ao invés de estressar com as férias dos filhotes:
1. Abrir mão da rotina – não adianta, com as crianças em casa o tempo todo, não tem como manter tudo caminhando naquele esquema britânico, com os horários sendo religiosamente respeitados, refeições saindo sempre pontualmente no horário, banho sempre na mesma hora do dia, sem deslizes… impossível! Permita-se relaxar um pouco, curta cada dia do seu jeito, afinal a graça de estar de férias é essa mesmo, sair da rotina, não é? Se o almoço atrasar duas horas num dia, se o banho ficar pro finalzinho do dia no outro, não estresse. Tenha em mente que isso é exceção, e não regra. Logo logo voltam as aulas, retoma-se a rotina e pronto, sem prejuízos! Aproveite essa possibilidade tão gostosa e divertida de deixar a rotina de lado e curtir a vida de pernas pro ar!
2. Aceitar a bagunça – se com as crianças na escola durante uma boa parte do dia, você consegue manter a casa arrumadinha, com tudo no lugar, impecavelmente limpa e organizada, aceite o fato de que, durante as férias dos pequenos, pelo menos um pouco dessa ordem tão cuidadosamente cultivada será subvertida, e é melhor que você encare isso com leveza e bom humor.  Isso não significa que sua casa precise virar uma filial do Juqueri, mas talvez faça parte do pacote conviver com alguns brinquedos a mais espalhados pelos cantos, e com uns farelinhos de bolacha aqui e ali. Faça concessões temporárias, abra mão da organização rotineira por um mês ou pouco mais, e não exagere no controle da desordem, deixe as crianças curtirem um pouquinho de bagunça. Bagunça, lembre-se, tem tudo a ver com infância, pelo menos um bocadinho, não tem não? Pense com carinho, e certamente vai se lembrar como era divertido espalhar os gizes coloridos pelo chão para fazer um desenho bem caprichado, ou tirar todas as roupas da boneca do armário para escolher com qual vesti-la para uma ou outra ocasião!
3. Envolvê-los nas suas atividades – eu não sei se é assim com todas as crianças, mas as minhas adoram participar da minha rotina, das minhas atividades do dia-a-dia. E chamá-los para fazer junto é uma ótima pedida para todos aqueles afazeres diários que a gente não tem como deixar de lado, afinal a vida não pára porque as crianças estão de férias, não é mesmo? Aqui em casa, a atividade mais bacana para contar com a participação delas é a hora de ir para a cozinha. Elas vêm com uma disposição que dá gosto de ver, e me ajudam a mexer, salpicar, misturar, bater… se distraem que é uma beleza! E ainda morrem de orgulho depois, quando o prato preparado a muitas mãos vai para a mesa, e elas enchem a boca para dizer a todos: “eu ajudei a mamãe a fazer!!”. Essa dica vale para todo tipo de atividade doméstica, desde dobrar as roupas até passar a vassoura no chão da sala. Acreditem, eles podem se divertir, e muito, fazendo essas coisas! Se a gente propõe como uma atividade divertida para se fazer junto, é assim que eles vão encarar. E se você, como eu, trabalha em casa, está aí mais uma oportunidade de tê-los juntos, participando. Eu, quando venho para o computador, peço logo para que elas tragam papéis e giz de cera, e digo que elas vão fazer o trabalho delas enquanto eu faço o meu. Proponho então um ‘desafio’ qualquer: ‘agora vocês têm que desenhar um gatinho correndo atrás de um pássaro!!’. Elas ficam concentradíssimas, no maior esforço para dar conta do ‘trabalho’ que lhes foi designado, e eu ganho um tempinho para trabalhar com tranquilidade, com as crias por perto.
4. Deixá-los curtir um tempo sozinhos – Essa talvez seja a melhor dica, entre todas. Eu não sei quanto a vocês, mas eu me lembro que quando eu era criança, não havia tanta preocupação dos pais em entreter os filhos o tempo todo, arrumar o que fazer a cada momento. Meus pais brincavam conosco, é claro, e era sempre muito divertido. Mas muitas vezes, mesmo com todos em casa, eles iam cuidar de suas coisas, e cabia a nós arrumar formas de nos distrair, inventar brincadeiras, encontrar o que fazer. E puxa, o que não faltava eram boas idéias! Hoje, vejo muitos pais preocupadíssimos em organizar brincadeiras para cada minutinho ocioso dos filhos em casa: pinturas, atividades artísticas, leituras, teatrinhos e não sei mais o quê. É claro que é bacana pensar em coisas para fazer para eles e com eles, mas acho também bem importante relaxar e deixar que, de vez em quando, eles encontrem por si mesmos o que fazer. Procuro fazer muito isso com minhas meninas, e sempre me surpreendo com a inesgotável criatividade das bichinhas para inventar novas histórias e brincadeiras que eu jamais teria imaginado. Acho que isso faz parte da graça de ser criança, afastar-se do mundo dos adultos de tempos em tempos e mergulhar naquela fantasia gostosa em que gente grande não entra. É claro que isso acontece com mais facilidade quando a criança tem irmãos para brincar junto, mas mesmo para filhos únicos que ficam sozinhos em casa, não tenho dúvidas de que a imaginação pode ser uma grande aliada, e podem surgir inúmeras histórias e brincadeiras super interessantes. Então, relaxe um pouco, não se preocupe em programar cada minutinho do dia ocioso do seu filho. Abra mão do controle, e deixe que seu filho se divirta sozinho também, sem a sua tutela. Tenho certeza que você vai se surpreender com sua criatividade e imaginação incansáveis!
E depois de tudo isso, quem sabe quando voltarem as aulas, você, como eu, venha a se surpreender sentindo saudades dos dias de férias, bagunçados, caóticos e barulhentos. E quando menos esperar, lá estará você, sentindo falta do caos quando a casa ficar de novo vazia e silenciosa por algumas horas ao dia…

FONTE:BLOG MEUS PRIMEIROS PASSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário