..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

quinta-feira, 31 de maio de 2012

TRABALHANDO COM A INDISCIPILINA NA ESCOLA







Hoje estou trazendo algumas atividades sobre regras de convivência.
Objetivos:
-Descobrir a importância das leis para que os direitos de cada um sejam respeitados.
-Elaborar, em conjunto, normas para o grupo, de modo que todos possam assumi-las e por elas se responsabilizar.

Atividade 1: Conversa dirigida
A professora explica:Vamos fazer um exercício de imaginação. Feche os olhos e imagine uma partida de futebol. Imagine agora a partida iniciando. O juiz joga a bola longe. Um jogador pega-a com a mão e sai correndo, querendo fazer um gol. Um outro, agora do time adversário, segura-o pela camisa e rouba-lhe a bola, saindo além da linha do gramado.
Agora, ela pergunta aos alunos :
__Você já viu um jogo de futebol assim?
__O que está faltando para que o jogo aconteça realmente?
__Por que, em um jogo, precisamos de leis?
__ Na escola também é importante ter leis? Por quê?

Atividade 2: Desenho e dramatização
Dobre a folha de sulfite ao meio e desenhe:
O QUE PODE FAZER NA ESCOLA
O QUE NÃO PODE FAZER NA ESCOLA
Os desenhos são socializados no coletivo e pode-se criar uma dramatização que represente uma sala de aula em que as regras não são cumpridas.

Atividade 3: Criando nossas regras
Hoje nós vamos criar nossas próprias leis, vocês vão dizendo as regras e a professora vai escrevendo na lousa. Depois vamos escrevê-las num cartaz que será fixado na classe para que todos possam vê-las.
As crianças podem ilustrar as regras. Todos os dias ler com a classe as regras que eles próprios criaram.

Atividade 4: Leitura compartilhada de livro
Trabalhar com a classe fazendo uma leitura compartilhada do livro: "E EU COM ISSO?: APRENDENDO SOBRE RESPEITO" , autores: BRIAN MOSES e MIKE GORDON

Nenhum comentário:

Postar um comentário